Pode-se
traçar a história da Física a
partir do momento em que a humanidade começou a ver e analisar os fenômenos
naturais de modo racional,
abandonando explicações místicas ou divinas. As primeiras tentativas racionais
de explicação da Natureza vieram
com os indianos e com os gregos antigos. Antes disso, fenômenos naturais e suas
consequências eram explicados por deuses e deusas:
·
Apolo, em sua carruagem que carregava a esfera
brilhante, o Sol, de leste para oeste, todos os dias.
·
Éolo, que controlava os ventos ao redor do mundo.
·
Geb, Deus da terra na mitologia egípcia e muitos
outros de diferentes localidades.
A Filosofia
Natural, como era conhecida a Física até os tempos mais modernos,
confundia-se com a Química e com certos aspectos da Matemática e Biologia.
Ela pode ser considerada a disciplina acadêmica mais antiga, se for considerada a sua
presença dentro da Astronomia (não
confunda com astrologia, na qual são realizadas adivinhações como horóscopos e
etc.).
Hoje a
Física é uma disciplina separada e também subdividida nos seguintes campos: Mecânica, Mecânica dos fluidos, Termologia,
Óptica, Eletromagnetismo, Ondulatória e Física moderna. Não devemos contudo
ignorar que, de fato ainda hoje a física busca, explicar os fenômenos que ocorrem
na natureza que nos cerca... mesmo em escalas muito menores ou muito maiores,
visando dimensões muito grandes ou muito pequenas.
O Conhecimento
A máxima de
Sir Francis Bacon, “Conhecimento é poder.”
Demonstra de forma bem significativa os motivos pelos quais os Homens passara a
adotar uma postura mais crítica sobre os temas e suas visões do mundo no
diferentes períodos ao longo do tempo.
Contudo,
você já pensou no que seja conhecer? Já pensou se você conhece de fato algo? Conhecer é abstrair a informação. Tornar uma informação como se fosse sua. Não se trata de ver informações ou criar um
banco de informações como banco de dados de computador, mas sim de saber
algo de forma irrefutável, com naturalidade como se sempre soubesse.
De forma
bem abrangente a comunidade define diferentes tipos de conhecimento que uma
pessoa possui. São eles:
·
Conhecimento
sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais.
Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão,
olfato, audição e paladar).
·
Conhecimento
intelectual: Esta
categoria é exclusiva ao ser humano;
trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo
e ambiente. Aqui já se pressupõe um pensamento, uma lógica.
·
Conhecimento
vulgar/popular: É a forma de
conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise
metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica
e que, além de subjetiva, é superficial.
·
Conhecimento
científico: Preza pela apuração e
constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional
aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas
concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. As análises
são fundamentais nos processos de construção. A síntese que o permeia. Isso, aliado às suas demais características,
faz do conhecimento científico quase uma antítese
do popular.
·
Conhecimento
filosófico: Mais ligado à construção
de ideias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do
debate, do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento
científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele
distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da
razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição
humana.
·
Conhecimento
teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica. É fruto da
revelação da divindade. A finalidade do teólogo é provar a existência de Deus e
que os textos bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por
isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé pode
basear-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas
que lhe dão sustentação.
·
Conhecimento
intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito
à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade
humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma
epifania.
Método científico
Claro, para
nosso estudo de Física, devemos manter um foco maior sobre o tipo de
conhecimento chamado de “Conhecimento Científico”, sendo as ciências naturais
nosso campo de estudo. Um grande aliado na formulação deste tipo de
conhecimento trata-se do Método
Científico.
Para ser
mais específico ainda: o desenvolvimento do método científico contribuiu
fortemente para nossa compreensão do conhecimento científico. Isto porque para ser considerado científico o
método deve ser baseado na coleta de provas observáveis sujeitas aos princípios
específicos do raciocínio. Assim como exige o conhecimento científico.
Desta
forma, conhecer o método científico nos ajuda a compreender como as ciências
trabalham. Assim, para utilizar o método científico devemos:
1.
Observar ou experimentar:
Analise o que está ocorrendo, seja um experimento controlado ou algo que está
sendo observado na natureza. Colete os
dados, com critério, e faça observações do fato;
2.
Formular uma hipótese sobre o ocorrido: Neste momento fazemos algumas suposições. Porque será que o sol a cada momento está em
uma posição diferente no céu? Será que está sendo puxado por alguém? Será que
ele se move sozinho? Será que é ele quem
se move?. São alguns dos exemplos.
3.
Testar a hipótese formulada: verifique cada pergunta feita. Analise os dados e veja se é possível
confirmar alguma das suas hipóteses ou desmentir alguma delas. Atualmente ainda contamos com a internet para
nos auxiliar nesse processo.
Não perca tempo, se você quiser saber mais:
Hora de trabalhar: “Garrafa mágica”
Material necessário:
1.
2 Garrafas plásticas de 600ml ou 2litros com
tampa;
2.
Água;
3.
Freezer ou Congelador.
Etapas:
1.
Encha a apenas uma das garrafas de água até
chegar próximo ao gargalo, deixando um espaço.
2.
Coloque as duas garrafas, a com água e a vazia,
tampadas no freezer ou congelador.
3.
Aguarde 3 dias e retire as duas garrafas do
congelador.
4.
Observe as duas garrafas.
Segundo o Método científico:
1.
Observe o experimento e veja exatamente o que
mudou quando á agua congelou. Lembre-se de observar as duas garrafas, até mesmo
a fazia.
2.
Formule hipóteses para justificar a diferença
entre as duas garrafas após o experimento. As perguntas abaixo podem ajudar
você.
3.
Teste as hipóteses formuladas. Aqui você poderá
verificar na internet, ou realizar um novo experimento para confirmar ou
refutar.
Perguntas a serem respondidas:
1.
As duas garrafas permanecem iguais?
2.
O que ocorreu com a garrafa com água? Sua
aparência mudou de que forma?
3.
A garrafa vazia está realmente vazia? O que ela
contém na verdade?
4.
O que ocorreu com a garrafa vazia?
5.
Porque ocorreu isto com as garrafas?
Os resultados da pesquisa e sua observação devem
ser entregues como relatório no final do bimestre utilizando: capa, contracapa,
introdução, índice e conclusão no modelo indicado pela escola.
Um mundo de
conhecimentos com mudanças
Já vimos que o “conhecimento de algo”
implica em saber algo como se fosse seu, com naturalidade. Muitos de nossos
conhecimentos sobre a realidade que nos cerca foram mudando através dos
tempos. Em um certo momento de nossa
história, acreditávamos que o Sol vivia sendo conduzido por uma carruagem, por
Apolo (Mitologia Grega/Romana). Também
era verdade que o sol era um barco onde Rá navegava o céu durante o dia e
durante a noite ele cuidada do submundo prendendo seu adversário Apófis
(Mitologia Egípcia).
O mais importante é observar que nem
sempre acreditamos no que era verdade, mas os estudos e observações nunca
pararam até chegarmos a conclusões mais acertadas sobre os diferentes assuntos.
E nós...o
que nós sabemos sobre o sol nos dias de hoje?
Será que esta verdade ainda pode mudar em algum momento? Você acredita que chegamos a esta compreensão
diretamente ou acreditamos em outras coisas antes?
Temos
também diversos exemplos além destes tais como o Raio de Zeus, o Eclipse Solar,
a Terra plana, o monstro no final do oceano e etc. Porque será que sempre
tivemos este tipo de mudança em nosso conhecimento?
Não
perca tempo, leia um poema que descreve um pouco sobre as mudanças vistas no
mundo: http://www.recantodasletras.com.br/humor/3213042
A Física
Aristotélica
Um
conhecido filósofo, Aristóteles, desenvolveu algumas teorias físicas aceitas
durante vários anos pela “comunidade científica” da época, mas que também eram contestadas
por alguns de seus contemporâneos como Demócrito, Aristarco e Arquimedes.
Vejamos
alguns dos seus mais inusitados pensamentos:
1.
Lugares naturais: cada
elemento preferia estar em um lugar diferente e específico no espaço, em
relação ao centro da Terra, que também é o centro do universo.
2.
Gravidade / Leviandade:
para alcançar este lugar específico, os objetos sofreriam a ação de uma força
para baixo ou para cima.
3.
Movimento retilíneo: é o
movimento em resposta a esta força: em linha reta a uma velocidade constante.
4.
Relação com densidade e velocidade: a velocidade é inversamente proporcional à densidade do
meio.
5.
Impossibilidade da existência do vácuo: no vácuo o movimento teria velocidade infinita.
6.
O éter preenchendo o espaço:
todos os pontos do espaço são preenchidos pela matéria.
7.
Um universo infinito: não
poderia existir uma fronteira no espaço.
8.
Teoria do continuum: entre os átomos existe o vácuo, por isso a matéria não
poderia ser diminuta, atômica.
9.
Quintessência: objetos
muito acima da superfície da Terra não são constituídos por matéria originalmente
terrestre.
10.
Cosmo incorruptível e eterno: o Sol e os planetas são esferas perfeitas que não se
alteram.
11.
Movimento circular: os
planetas descrevem um movimento circular perfeito.
Nenhuma
destas proposições é verdadeira, mas mesmo assim foram aceitas durante muitos
anos pela comunidade científica, sendo refutadas apenas com o aparecimento do
método científico, pois a simples observação da realidade foi suficiente para
refutar algumas das proposições.
Hora de
trabalhar:
“Tudo muda o tempo todo”
Vamos
aprofundar ainda mais nossos conhecimentos e capacidade analisar? Vamos fazer
uma pesquisa simples sobre a física Aristotélica e sua relação com a
atualidade.
·
Escolha 4 dos pensamentos de Aristóteles.
·
Analise sua afirmação e compare com seu
conhecimento de hoje.
·
Se necessário expanda sua pesquisa para a
internet.
·
Faça uma tabela simples na primeira coluna diga o
que você escolheu, na segunda coluna o que sabemos hoje sobre a colocação de
Aristóteles:
·
Pensamento de Aristóteles
|
Pensamento
atual
|
Atenção, acrescente esta pesquisa ao trabalho a ser entregue
no final do bimestre. Não esqueça de acrescentar também colocações na
introdução e conclusão. Não será
necessário fazer um novo trabalho, mas acrescentar no próprio que já será
entregue.
O
universo Geocêntrico
Tentar
compreender o mundo que nos cerca sempre foi muito significativo para nossos
pensadores. Aristóteles também defendeu
uma Teoria o “Geocentrismo” ou Teoria Geocêntrica. Segundo este pensamento, a
Terra seria considerada o centro de nosso universo. Assim Geocentrismo
significa GEO = Terra e CENTRICO = Centro.
Devemos ao matemático Ptolomeu que viveu
quase dois séculos depois de Aristóteles a forma final da teoria geocêntrica.
Tal teoria predominou também no
pensamento religioso da época, sendo contestada apenas por Nicolau Copérnico e
Galileu Galilei, o que gerou a teoria Heliocêntrica.
Resumindo
a teria Geocêntrica:
·
A
Terra é o centro, fixo do universo.
·
Segundo
a teoria, todos os astros, inclusive o sol, giram ao redor da terra.
·
Pensamento
de Aristóteles com a forma final dada por Ptolomeu.
Quer
ver um vídeo sobre o tema: http://ensinofisicaquimica.blogspot.com.br/2008/02/sistemas-geocntrico-e-heliocntrico.html, o vídeo está
no final da página, com legendas.
Hora de
trabalhar:
“Da Lua a Terra”
Você
sabe o que é uma pesquisa de campo? É
uma pesquisa na qual entrevistamos pessoas ou colhemos dados através da
observação fora do laboratório. Por isto, vamos fazer uma pesquisa de campo
sobre os conhecimentos mais comuns que a população geral tem sobre a Lua.
Siga
as seguintes etapas:
1.
Escolha
pessoas de sua famílias, conhecidos ou outros alunos (não da sua turma) para
pesquisar o que ele sabe sobre a lua.
2.
Depois
da pesquisa realizada, destaque quais conhecimento comuns às pessoas em
geral apresentaram como respostas a respeito da lua e sua influencia na terra,
com plantação, marés e etc.
3.
Com
base nesta lista que você gerou, pesquise na internet quais destes “saberes”
sobre a lua possuem uma base científica para confirma-lo ou desmistifica-lo.
Para
saber mais sobre a lua assista: https://www.youtube.com/watch?v=fsXhC45g3qY
Também
podemos saber sobre as marés em: https://www.youtube.com/watch?v=k6Gqmkcosm0
Os resultados da pesquisa e sua observação devem
ser entregues como portfólio no final do bimestre juntamente com o experimento
feito anteriormente, produzindo um único trabalho.
O
Sistema Heliocêntrico
Já fazendo uso
do método científico, utilizando a Observação,
o pensador Galileu Galilei,
fundamentou as bases do que viria a derrubar o modelo anteriormente aceito
pelos pensadores da época, e também pelas pessoas comuns, mudando
significativamente a forma de pensar de todos: o Heliocentrismo ou modelo Heliocêntrico do sistema solar.
Segundo esta teoria, confirmada
posteriormente, o centro do sistema não pertencia a Terra, mas sim ao Sol.
Através da observação e análise dos movimento planetários Galileu chegou a esta
conclusão, sendo veementemente combatido na época.
Foi, contudo, Nicolau Copérnico quem projetou o primeiro
modelo matemático para o sistema proposto por Galileu. Infelizmente o modelo de Copérnico carecida
de precisão nos cálculos e estava um pouco confuso sendo assim reorganizado
por Johannes Kepler.
Mesmo após a observação, tendo sido
constatada a centralidade do sol, o modelo ainda não havia sido explicado, ou
seja, “Porque o Sol é o centro?”. Tal
explicação só ocorreu quando Isaac Newton formulou a Lei da Gravitação
Universal.
Este modelo permanece até os dias
atuais, como sendo o modelo de organização de nosso sistema solar e demais
sistemas solares.
Veja
ainda no vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6xC7oYbudaE
Hora de
trabalhar: “Será um gigante no espaço?”
Tema:
Pesquisa teórica sobre o nosso Sol.
Objetivo:
compreender a dimensão do nosso Sol, saber sua classificação enquanto corpo
celeste e apreender seu significado no espaço.
Perguntas
norteadoras:
1.
Qual
a classificação do sol, que tipo de corpo celeste ele é? Astro, estrela,
planeta, cometa, etc...
2.
Porque
o Sol é o centro do sistema Solar e não a Terra?
3.
O
que seria necessário para que o sol deixasse de ser o centro de nosso sistema
solar, dando lugar a outro corpo celeste qualquer?
4.
Na
antiguidade as pessoas acreditavam que o sol era o centro do universo. Isto é uma possibilidade?
As respostas da pesquisa devem ser entregues como
questionário no final do bimestre juntamente com os trabalhos feitos
anteriormente, produzindo um único trabalho.
Aula
em Vídeo - Eclipses
Tema: sol e Eclipse
1. Como
os eclipses eram vistos pelos povos antigos?
2. O
que o povo fazia para “parar” o eclipse? Porque funcionava?
3. Qual
a duração média de um eclipse total e de quanto em quanto tempo ele ocorre?
4. O
eclipse total pode ser visto em toda parte do globo ou do país? Ele ocorre tem toda parte ao mesmo tempo?
5. Durante
um eclipse total a temperatura na terra no local pode mudar. Em quanto ela pode chegar?
6.
O que é trajetória da totalidade?
7. O
que vem a ser a umbra e o que significa?
8. O
que é penumbra e o que significa?
9. O
Eclipse é exclusividade da terra, explique por quê?
10. Porque
Mercúrio e Vênus não tem nenhum eclipse?
11. No
Sistema Solar “eclipse total” é raro ou
comum ? Explique:
12. O
eclipse solar pode ser utilizado pela ciência.
Como podemos provocar eclipses?
13.
Um Cronógrafo (provocador de eclipses)
deve ser colocado em um ponto alto do planeta, porquê?
14. Qual
a diferença entre o eclipse solar e o eclipse lunar?
15.
Dentre as muitas descobertas qual a mais
significativa para a ciência podemos destacar?
16. Observando
e eclipse solar descobrimos as “tempestades solares” que consiste na expulsão
de material pelo sol. Quais as possíveis consequências destas “tempestades”?
17.
Além disto, o que mais pode ser
observado, algum fenômeno diferente, se for forte o bastante?
18. De
quanto em quanto tempo teremos expulsão de material solar? E grandes expulsões?
19. Com
a tecnologia atual, é possível prever quando teremos uma tempestade solar?
20. Como
então podemos prevenir estes acidentes e problemas?
Não
prestou muita atenção ao vídeo? Acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_solar
E
se ainda não entendeu tudo: http://www.infoescola.com/sistema-solar/eclipse-solar/
Se
com vídeo é melhor acesse: https://www.youtube.com/watch?v=gT-hh0c-lIA
Precisando
de mais: https://www.youtube.com/watch?v=2eunZV1cq94
Hora de
trabalhar: “O Sol está sendo engolido!”
Elaboração
de Resumo sobre o eclipse:
Objetivo:
Organizar as informações sobre o eclipse solar e lunar de forma clara e
objetiva.
1.
Através
de esquemas (desenhos) explique como ocorre o Eclipse solar.
2.
Através
de esquemas (desenhos) explique como ocorre o Lunar
3.
Utilizando
também o desenho da Terra, destacando como é observada a umbra e a penumbra. Não se esqueça de destacar o trajeto da
totalidade.
Os desenhos devem ser entregues como portfólio no
final do bimestre juntamente com o os trabalhos feitos anteriormente,
produzindo um único trabalho.
Estações do ano
Quem
é que não gosta de ir à praia, a cachoeira ou mergulhar na piscina durante o
verão? Existem também aquelas pessoas que preferem o friozinho do inverno para
curtir um filme, um chocolate quente e etc..
Todos nós podemos ter preferencias distintas e somos capazes de
reconhecer no clima quando estamos na primavera, verão, outono ou inverno.
Mas
será que sabemos bem o porquê temos estes períodos ou estações diferentes no
clima de nosso planeta? O que ocorre e
porque em certos momentos temos um tempo mais quente ou mais frio?
O
responsável por estas mudanças é a inclinação da terra em seu eixo e seu
movimento de translação (o movimento que a terra faz em torno do sol).
Datas
aproximadas do início das estações:
Hemisfério
Norte
·
Dia
21 de março - Início da primavera
·
Dia
21 de junho - Início do verão
·
Dia
21 de setembro - Início do outono
·
Dia
21 de dezembro - Início do inverno
Hemisfério
Sul
·
Dia
21 de março - Início do outono
·
Dia
21 de junho - Início do inverno
·
Dia
21 de setembro - Início da primavera
·
Dia
21 de dezembro - Início do verão
Data aproximada
|
Nome
|
Estação
|
Hemisfério
|
21 de Junho
|
Solstício de junho
|
Verão
|
Norte
|
Inverno
|
Sul
|
||
21 de setembro (ou 23)
|
Equinócio de setembro
|
Outono
|
Norte
|
Primavera
|
Sul
|
||
21 de dezembro
|
Solstício de dezembro
|
Inverno
|
Norte
|
Verão
|
Sul
|
||
21 de março (ou 23)
|
Equinócio de Março
|
Primavera
|
Norte
|
Outono
|
Sul
|
É
claro que para compreender o calendário você deve saber em qual hemisfério
encontramos o Brasil: no Hemisfério Norte ou no Hemisfério Sul? Ficou na
dúvida? Pergunte a seu professor de geografia e acrescente uma anotação no seu
caderno!
E
aí, precisa saber mais: http://www.suapesquisa.com/geografia/estacoesdoano.htm
Tem
mais ainda em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_do_ano
E
ainda em: http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/
Afinal
qual a relação do eixo da terra e sua inclinação com as estações do ano? Porque acaba ficando mais frio ou mais
quente? Tudo está relacionada com a
posição “de encontro” dos raios solares com o solo de nosso planeta: Quanto
mais em linha reta maior a temperatura, quanto mais inclinado, menor a
temperatura:
·
Mais
inclinado: Menos quente, ou seja, Mais quente!
·
Menos
inclinado: Mais quente, ou seja,Menos quente!
Você
já pensou na velocidade que a Terra em torno do sol? Quanto tempo ela elava
para completas seu percurso, completo, em sua orbita?
Agora
falando em velocidade, você sabe qual a velocidade de cada planeta?
Planeta
|
Mercúrio
|
Vênus
|
Terra
|
Marte
|
Júpiter
|
Saturno
|
Urano
|
Netuno
|
Velocidade
|
47,87 Km/s
|
35,03 Km/s
|
29,79 Km/s
|
24,13 Km/s
|
13,06 Km/s
|
9,64 Km/s
|
6,81 Km/s
|
5,43 Km/s
|
Você
sabe o que significa Km/s? E Km/h? Tem também m/s? Qual destas unidades nós
utilizamos em nossa “vida real”? Para
física, a unidade utilizada é, na maioria das vezes, m/s (chamamos de Sistema
Internacional de Medidas – SI)
Hora de
trabalhar: “Falando a mesma língua”
1.
Pesquise
mais sobre:
a.
Sistema
Internacional de medidas, quais as medidas utilizadas para distância, na terra,
no espaço ou no mar?
b.
Qual
o sistema de medida que utilizamos na vida real?
As respostas da pesquisa devem ser entregues em
forma de tabela no final do bimestre juntamente com os trabalhos feitos
anteriormente, produzindo um único trabalho.
Aula
em Vídeo – Gigantes do espaço
Tema: Escalas astronômicas
- Como são as escalas utilizadas no espaço, grandes ou pequenas?
- Qual o tamanho da Terra, em comparação com os demais planetas?
- O que existe na matéria escura?
- É possível comparar nossa galáxia (Via láctea) com a rede cósmica. Como foi feita a comparação?
- O que é a rede cósmica e o que ela contém?
- Em ordem de tamanho, qual seria a hierarquia dentro do universo?
- O que mantém os superaglomerados juntos?
- A nossa Via Láctea está em um superaglomerado?
- O que são os vácuos e qual a medida?
- O que são bolhas colossais e qual a maior delas?
- Afinal as galáxias são grandes ou pequenas comparadas: Ao espaço e a Terra e aos planetas:
- Qual a medida de tamanho ou distância utilizada para o espaço?
- Qual o tamanho médio das galáxias?
- O que é um buraco negro?
- Na Via Láctea existe algum buraco negro e qual o seu tamanho?
- Este buraco negro não é perigoso para gente ou ele foi importante?
Ficou
na dúvida veja a distância da terra a lua: https://www.youtube.com/watch?v=UYywlDGDrcM
Ou
o tamanho da terra no universo: https://www.youtube.com/watch?v=aO-jT3yVVaU
Também
temos a escala do universo: https://www.youtube.com/watch?v=Y7hGC9PaXQk
A
Grandeza do universo: https://www.youtube.com/watch?v=qPNDjBv415A
Qual
a distância de um ano luz: https://www.youtube.com/watch?v=dIspynHG6A8
Notação
científica
Para facilitar o
registro destes grandes ou de valores muito pequenos, os cientistas lançam mão
de uma forma própria de registro, conhecida como notação científica. Fundamentalmente com ela devemos escrever os
números sob uma potência de base 10. Assim
temos como exemplo:
O número 100.000 Km/s,
representa a velocidade da luz. Utilizando a notação fazemos:
100.000
Km/s = 105
Repare que, o expoente
está elevado ao número de zeros que tínhamos antes.
O número: 0,00000001cm
é a medida do volume do núcleo atômico.
Na notação padrão (ou científica):
0,00000001cm
= 10-8cm.
Outros exemplos:
·
1.230.000.000km = 1,23 .109km à
Repare que a vírgula tem apenas um número antes dela.
·
0,000012cm = 1,2.10-5cm à Repare que temos apenas um número antes da
vírgula.
O registro deve ser
feito utilizando sempre um número antes da vírgula. Para isto você deverá contar o número de
zeros, ou o número de casas que a vírgula deve ser deslocada para que seja
novamente posicionada. Se o valor for um
número pequeno, o expoente será negativo.
Se o valor for um número grande o expoente será positivo.
O expoente ao qual o número
10 está sendo elevado é chamado de número de ordem. Assim, no exemplo anterior o
número 1,23.109 tem número de ordem 9. Já
no exemplo 1,2.10-5 o número de ordem é -5. Observar o número de
ordem é o primeiro passo para identificar o maior e menor número.
Assim:
·
2,5.104 < 1,4.106
à
observe o número de ordem do primeiro é 4 e do segundo é 6.
·
1,6.10-5 > 2,2.10-7 à
observe que o número de ordem do primeiro é -5 e do segundo é -7.
Conclui-se desta forma
que, quanto maior o número de ordem maior é o número observado. Quanto menor o número de ordem menor é o
número observado. Isso significa quanto
maior o número que eleva do 10 maior é o número observado.
Na possibilidade de
observar dois números com mesmo número de ordem, passamos a analisar demais
números, que são chamados de mantissa. Assim:
·
1,2.105 > 1,1.105
·
2,2.10-4 > 2,1.10-4
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Estarei fazendo a correção então identifique:
Nome da Escola, Turma, Nome e Número dos alunos. Sem estas informações não poderei fazer as corrreções.